Hobbies, o que se deve, ou não dizer?

Hobbies, o que se deve, ou não dizer?
07 Outubro 2015    2312

Se já passou ou está a passar pela experiência de construir o seu CV, estas dúvidas poderão parecer-lhe familiares: Devo ou não referir os meus hobbies e interesses? Qual é o objetivo de partilhar esta informação? E se os meus passatempos não forem particularmente entusiasmantes?

Perante estas hesitações, que são bastante comuns, a maioria das pessoas tende a evitar incluir esta informação no CV, ou a fazê-lo apenas quando é obrigatório (quando o CV tem uma estrutura pré-definida que inclui esta secção).

Por outro lado, uma percentagem significativa de candidatos refere os mesmos interesses: ler, ir ao cinema e viajar. Sendo verdade que são interesses partilhados por muitas pessoas, ao limitar-se a listá-los, sem mais detalhe, poderá pôr em causa as mais-valias de incluir esta informação no CV, e que são:

  • Dar-se a conhecer enquanto pessoa, revelando o seu “lado B”, as suas paixões, aquilo que o move fora do âmbito profissional;
  • Despertar curiosidade sobre si;
  • Diferenciá-lo dos restantes candidatos;
  • Criar uma oportunidade para estabelecer pontos de contato e empatia com o entrevistador.

Assim, deixamos-lhe algumas dicas sobre como poderá enriquecer e tornar diferenciadora esta secção:

  • Comece por fazer uma lista dos seus hobbies/interesses – como ocupa o seu tempo quando não está a trabalhar? Qual ou quais as atividades que o mantêm de tal forma envolvido que não dá pelo tempo passar? Se o dinheiro não fosse uma variável relevante, como gostaria de passar os seus dias?
  • Depois de completar a lista, e ao candidatar-se a uma função, procure selecionar os interesses que podem ser relevantes para a mesma – por exemplo, se a função a que se candidata envolver grande capacidade de organização, referir que todos os anos é responsável por planear e coordenar as férias com o seu grupo de amigos demonstra que tem facilidade e apetência por tarefas organizativas, mesmo num registo não profissional.
  • Caso chegue à conclusão de que os seus interesses são de facto comuns, poderá acrescentar alguns detalhes específicos que o diferenciarão dos restantes candidatos:
    • Ler/Ir ao cinema: Gosta de algum género em particular? Qual foi o livro/filme que mais o marcou? Qual o último livro que leu/filme que viu?
    • Viajar: Tem interesse em alguma cultura ou região específica? Que países já visitou? Qual a viagem que mais o marcou? Qual a sua viagem de sonho?

Uma linha será suficiente – lembre-se que um dos objetivos é despertar a curiosidade do recrutador! Depois, em entrevista, terá oportunidade de aprofundar o tema. E aí, em vez de se limitar a enumerar o que gosta de fazer nos seus tempos livres, procure contar uma história em torno dos seus interesses que seja memorável para o entrevistador. Uma vez mais, pegando nos três hobbies mais frequentemente referidos, deixamos-lhe algumas ideias:

  • Ler: Poderá por exemplo partilhar a história sobre como surgiu o gosto pela leitura ou alguma história curiosa em torno de um livro que leu;
  • Ir ao cinema: Há algum filme que tenha tido um impacto particularmente marcante na sua vida ou que reflita claramente a sua maneira de pensar e de estar?
  • Viajar: Recorda-se de alguma viagem que lhe tenha permitido desenvolver competências relevantes (ex. trabalhar para juntar dinheiro para um interrail; viajar sozinho; perder-se durante uma viagem; trabalhar durante a viagem…)?

Um processo de seleção não resulta apenas da correspondência entre os requisitos da função e as competências técnicas do candidato, mas também do alinhamento entre a cultura, os valores, o posicionamento da empresa e os do candidato. Por isso, não tenha receio de se dar a conhecer para além da sua identidade profissional – a consequência só poderá ser uma escolha mais informada e consciente de ambas as partes!

hed@jasonassociates.com

Contacte-nos
Preencha o formulário com os seus dados para obter mais informações sobre esta aplicação, e em breve entraremos em contacto.
Vamos começar?
*Campos obrigatórios

Conteúdos Mais Visualizados

Conheça os conteúdos mais visualizados

O novo papel do HR Business Partner
A minha equipa de RH é percecionada pelas áreas de ...
11 Outubro 2017    7737
HED: Inspire Every Day
Neste novo ano queremos partilhar com a comunidade de talento mensagens inspiradoras durante o mês d ...
28 Dezembro 2017    6838
The Ultimate Experience - Talent Escape Room
Se nunca participou em nenhuma Escape Room está no sitio certo para este desafio, o Talent E ...
14 Novembro 2017    6320

Conteúdos Sugeridos

Conheça os conteúdos sugeridos

Chegou hoje a nossa Girl Mover
Ontem dia 9 de Setembro foi o kick-off dos Estágios de Vida da ...
11 Setembro 2019    550
Como desbloquear o crescimento num mundo digital
Pedro Brito, partner na Mercer | Jason Associates, esteve presente no Rock in Rio Innovation Week a ...
28 Junho 2018    3508
REGISTER: Webcasts Driving Engagement
...
10 Novembro 2017    4989