Mercer Summer Trainees 2018

Mercer Summer Trainees 2018
10 Outubro 2018    1730
Why? Propósito do programa
Ao longo de muitos anos, a Mercer adoptou uma postura discreta no mercado que se reflectiu na pouca visibilidade junto do mercado de talento mais jovem. Como este ano tivemos de reforçar de forma muito relevante a estrutura de Mercer Services, tivemos que enfrentar um grande desafio: como atrair jovens altamente qualificados para uma empresa que pouco ou nada conhecem? Para dar resposta a esta situação foi  definida uma estratégia de aproximação às universidades e comunidade de talento com várias frentes em que o Programa Mercer Summer Trainees foi uma das iniciativas implementadas.
Quais os objetivos deste programa?
·        Proporcionar uma experiência profissional enriquecedora que complemente a formação académica dos estudantes;
·        Promover o nosso brand awareness junto da comunidade jovem;
·        Identificar potenciais talentos para o futuro;
·        Com o apoio dos trainees desenvolver iniciativas e projectos que nem sempre são possíveis por falta de disponibilidade da equipa;
·        Sermos desafiados pelo mindset jovem e irreverente;
·        Ter contacto próximo com o conhecimento académico;
·        Preparar a liderança e a empresa para as novas gerações.
 
How? Estrutura do programa



 
Depois de termos lançado uma campanha de comunicação em várias universidades e redes sociais, seleccionámos 19 jovens de diferentes cursos (ex.: Psicologia Social e das Organizações; Ciência Política; Matemática; Gestão; Marketing; Economia; Engenharia...). Tendo em conta as necessidades do negócio, foram integrados em diferentes áreas da empresa. 
O foco do estágio foi proporcionar uma experiência profissional relevante. E isto implicou integrarem equipas de projecto e desenvolverem actividades com impacto no negócio. Por exemplo, um dos estagiários desenvolveu uma plataforma que diminiu de forma surpreendente as horas que uma equipa demorava a realizar uma tarefa.
Para além deste enquadramento profissional, procurámos capacitá-los com algumas competências que serão relevantes para o seu futuro (auto-conhecimento e empregabilidade). Uma vez que pretendíamos que fossem nossos embaixadores, também foi importante dar a conhecer a Mercer e o mundo de oportunidades que podemos oferecer. Os momentos de convívio que foram criados também ajudaram a criar relação entre os Trainees e com os colaboradores da Mercer.
 
 
What? Resultados
 
Para além do feedback informal que fomos recolhendo ao longo do programa, também realizámos uma sessão final de balanço e enviámos um survey on-line para Trainees e Coaches. A avaliação que os dois lados fazem da experiência é extremamente positiva e entusiasma-nos a dar continuidade ao projecto. Estes mecanimos também nos permitiram recolher sugestões que vamos seguramente ter em conta na próxima edição.
Abaixo partilhamos alguns dados do survey que nos demonstram que o objectivo foi cumprido – os nossos Summer Trainees são promotores da marca (9 numa escala Net Promoter Score, tendo em conta este indicador de avaliação de “serviço”). Mas para que o programa seja sustentável, também é crucial que o negócio perceba valor nestes estágios, para além da perspectiva social de complementar a formação destes jovens. E pelas respostas a perceção de valor é muito positiva.
 
Feedback formal dos Trainees:
Como avalias a tua satisfação com a esta experiência de estágio na Mercer? 9,1 (escala de 1 a 10)
Recomendarias a Mercer a amigos e familiares como um bom local para trabalhar? 9,3 (escala de 1 a 10)
 
Feedback formal dos Coaches / Negócio:
Voltarias a receber um Summer Trainee na tua equipa? 9,6 (escala de 1 a 10)
Avaliação do desempenho dos Trainees foi cotada como “3 - Muito relevante” (numa escala de 1 a 4)
Factores mais valorizados: contar com o apoio dos trainees no desenvolvimento de projectos relevantes (85%); treinar competências de coaching e liderança (77%).
 
Relativamente à identificação de talento vamos querer acompanhar o seu percurso porque revelaram imenso potencial e, havendo condições, vamos querer integrá-los no futuro. Em termos imediatos, dois dos Summer Trainees avançaram com estágios curriculares dando continuidade à sua relação connosco.
 
Para além destes indicadores, o impacto da sua jovialidade, irreverência e energia  no ambiente da empresa foi extremamente positivo e só por isso valeu muito a pena.
 
Para mais informações contactar Sónia Nunes, People & Culture, Mercer Portugal
Contacte-nos
Preencha o formulário com os seus dados para obter mais informações sobre esta aplicação, e em breve entraremos em contacto.
Vamos começar?
*Campos obrigatórios

Também poderá gostar de...

Be global, that's an attitude
26 Abril 2016    2251
Google, o novo amor de uma portuguesa
24 Novembro 2016    1834


Conteúdos Mais Visualizados

Conheça os conteúdos mais visualizados

O novo papel do HR Business Partner
A minha equipa de RH é percecionada pelas áreas de ...
11 Outubro 2017    7994
HED: Inspire Every Day
Neste novo ano queremos partilhar com a comunidade de talento mensagens inspiradoras durante o mês d ...
28 Dezembro 2017    7071
The Ultimate Experience - Talent Escape Room
Se nunca participou em nenhuma Escape Room está no sitio certo para este desafio, o Talent E ...
14 Novembro 2017    6608

Conteúdos Sugeridos

Conheça os conteúdos sugeridos

André Salgado, a calculadora supersónica
Tem 24 anos, fascina-o os números e a Matemática. André Salgado não sonhou ser analista ...
19 Junho 2018    3140
Lisboa sobe 5 posições
...
21 Março 2018    4109
Employee Experience
Event Information: Employee Experience ...
18 Novembro 2019    245