Como assegurar um feedback eficaz?

Como assegurar um feedback eficaz?
02 Março 2018    3401

«O melhor presente que o feedback dá é ajudar as pessoas a reflectir sobre si próprios.» E no dia a dia, vemos cada vez mais empresas focadas neste tema; uma exigência crescente em que cada um de nós dê feedback porque se pretende que os colaboradores reflictam, compreendam e se desenvolvam. E as empresas, neste caso, têm toda a razão. É sobretudo por isso que é importante. Porque a comunicação, reflexão e análise permite alinhamento, permite a melhoria de desempenho e desenvolvimento das pessoas e permite reconhecer quem tem bom desempenho. E estes são temas críticos nos dias correm nas organizações.

Mas dar feedback não é fácil, implica seguir alguns princípios e sobretudo exige muita prática e domínio dos passos relevantes a dar. À medida que nos preparamos para sermos mais eficazes no tema, devemos ter cinco aspectos críticos em consideração para dar feedback:

– Deve sempre ser dado tendo em consideração o perfil, personalidade e preferências de quem o vai receber (o MBTI pode ser uma óptima ferramenta);

– Deve ser exclusivamente dado com base em factos (separando problemas e situações da pessoa);

– Deve ser sempre construtivo (seja de desenvolvimento seja de reconhecimento);

– Deve ser dado local certo e com a presença das pessoas certas (de desenvolvimento deve ser dado individualmente);

– Deve ser dado perto do momento onde se recolheram as evidências (para que esteja mais presente).

Quando recebemos feedback de forma adequada, os efeitos são muito positivos. Ficamos mais motivados e vemos amplificado o que fizemos de bom, quando é feedback de reconhecimento, e ajuda-nos a ver como podemos melhorar ou a tomar consciência de percepções erradas que possamos estar a criar nos outros, no caso de ser feedback de desenvolvimento.

Existem múltiplas fontes onde nos podemos inspirar para ser mais eficaz na “arte” de dar e receber feedback. Ficam algumas dias e sugestões:

-Implementar uma rotina de feedback contínua e não apenas nos momentos formais;

– Seguir alguns “mestres do feedback” implementando alguns dos seus ensinamentos e boas práticas (exemplos José Mourinho, Stephen Dubner, Angela Duckworth);

– Garantir que quando recebem feedback agradecem e são tolerantes, assumindo na plenitude que o feedback é um “presente”;

– Promover conversas corajosas nas vossas equipas e na organização. Se a dificuldade em dar e obter feedback for uma componente a resolver, não se iniba de pedir ajuda;

– Praticar o feedback em um minuto. Vai ver que é possível fazê-lo de forma eficaz em muito pouco tempo;

– Tirar partido de soluções tecnológicas, como por exemplo myRecognition e myFeedback, que facilitam de forma muito significativa o processo, recordatória e por vezes o desconforto de abordar assuntos mais “sensíveis”, de modo a espalhar as boas práticas de dar feedback por toda a organização.

Ficam as dicas, mas sobretudo fica o desafio… Vamos dar feedback eficaz?

“As pessoas percebem-te como arrogante, e isso é uma pena porque vai limitar a quantidade de coisas que vais conseguir.”
Andy van Dam, feedback para o Professor Randy Pausch
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