Sabe qual é a base das equipas eficazes?

Sabe qual é a base das equipas eficazes?
13 Outubro 2016    2268

Um dos maiores desafios com que as organizações se deparam está relacionado com a construção de equipas eficazes. Para tal, a maioria das empresas implementa processos e sistemas que procuram uniformizar comportamentos e perseguir um resultado baseado em regras.

Esta abordagem pode aparentemente funcionar no curto prazo, como se se tratasse de um analgésico, mas o diagnóstico é muitas vezes diferente, por isso, o que esta solução trata na verdade é simplesmente o sintoma e não a doença.

Então, qual a verdadeira solução?

 

“Existe uma ‘coisa’ que é comum a todos os indivíduos, relações, equipas, famílias, organizações, nações, economias e civilizações por todo o mundo: é aquela ‘coisa’ que, se é retirada, destruirá o governo mais poderoso, o negócio mais bem-sucedido, a liderança mais influenciadora, a maior amizade, o carácter mais forte, o amor mais profundo.

Por outro lado, se desenvolvida e amplificada, essa ‘coisa’ tem o potencial de gerar sucessos e prosperidade em todas as dimensões da vida. Mesmo assim, é das ‘coisas’ menos percebidas, mais negligenciadas e com um potencial subestimado tremendo.

Essa ‘coisa’ chama-se CONFIANÇA.

A confiança impacta-nos 24 horas por dia, 365 dias por ano. Afeta a qualidade de todas as relações, de todas as comunicações, de todos os projetos, negócios e quaisquer outros esforços em que estejamos comprometidos. Define a qualidade do momento e altera a trajetória e o resultado dos momentos futuros da nossa vida, pessoais e profissionais.

Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, a confiança não é uma qualidade soft e ilusória que se tem ou não; pelo contrário, a confiança é pragmática, tangível e é um asset que podemos criar, e muito mais rapidamente do que se possa imaginar.”

Fonte: Stephen M.R. Covey in The Speed of Trust

Confiança é a base de equipas realmente eficazes

Não se trata de uma confiança binária, tipo, confia ou não confia. Tem mais a ver com a demonstração de comportamentos de confiança no dia-a-dia.

Por exemplo, quando uma equipa está a discutir um determinado tema em grupo, se não existir verdadeiramente confiança entre os elementos pode acontecer uma de duas coisas: assistirmos a um jogo de defesa, em que as pessoas procuram não ir a jogo para não criar fissuras nas relações ou por não quererem arriscar-se a ser alvo de consequências de uma intervenção mais profunda, ou então, assistimos a uma discussão de ataques cerrados, acusações e a um jogo de agendas individuais que não criam valor nenhum para a equipa.

Significa que se não existe confiança, não haverá uma discussão saudável. Sem uma discussão sã, não vamos conseguir o verdadeiro comprometimento da equipa e da responsabilização individual das tarefas atribuídas e assim a equipa não conseguirá ser eficaz.

Por outro lado, se existir uma relação de confiança entre os elementos da equipa, é possível ter discussões saudáveis, com abertura e sem preconceitos nem cristalizações. Com este tipo de discussão é muito mais fácil conseguir que as equipas se comprometam com uma direção porque tudo foi dito, tudo foi discutido abertamente. As responsabilidades são distribuídas de forma clara e assim conseguimos obter equipas claramente mais eficazes.

Para mais informações sobre este tema fale connosco hed@jasonassociates.com

Contacte-nos
Preencha o formulário com os seus dados para obter mais informações sobre esta aplicação, e em breve entraremos em contacto.
Vamos começar?
*Campos obrigatórios

Também poderá gostar de...



Conteúdos Mais Visualizados

Conheça os conteúdos mais visualizados

Insight Sales – como desenvolver competências de vendas complexas
Quantas vezes já se pe ...
11 Outubro 2017    2423
Construir uma força de trabalho para o futuro
Cada organização tem a sua própria identidade, cultura, dinâmica, políticas e processos, ritmos e ...
02 Julho 2018    2337
Employee Experience
Event Information: Employee Experience ...
18 Novembro 2019    2335

Conteúdos Sugeridos

Conheça os conteúdos sugeridos

People Make Digital Work
Mercer EMEA Compensation and Benefits Conference 2018 People make digital work. But with ...
03 Agosto 2018    2291
Compensação e benefícios competitivos
A compensação e os benefícios são normalmente as rúbricas de despesa mais escrutinadas nas organizaç ...
24 Outubro 2018    2292
Boost the company engagement levels
Need to boost the company engagement levels? Clarify HOW people show behaviour, throu ...
25 Maio 2018    2285