Conversas corajosas fazem bem aos negócios

Conversas corajosas fazem bem aos negócios
27 Setembro 2016    2244

Conversas corajosas podem melhorar os resultados pois clarificam-se expectativas, pressupostos e intenções.

FEEDBACK

  • Quantas vezes sabemos realmente qual é a expectativa que os meus colegas têm do meu trabalho ou do departamento que coordeno?
  • E quantas vezes obtemos um feedback construtivo, transparente e que nos permita melhorar enquanto profissional e líder de uma equipa?
  • Será que estamos realmente focados nos objetivos globais da empresa, ou a nossa cabeça está sobretudo na nossa área de atuação?

A maior parte das pessoas concordará que o feedback construtivo é uma das melhores, senão a melhor, ferramenta de desenvolvimento profissional. É de facto senso comum… mas infelizmente não é prática comum.

A maioria das pessoas não dá feedback e quando dá, fá-lo de uma forma incorreta ou incompleta. As conversas corajosas ajudam a clarificar expectativas, a evitar ações que têm impactos menos positivos e a amplificar os comportamentos positivos.

SINAIS DE QUE ESTOU A EVITAR O “ELEFANTE” NA SALA

  • Agir de forma precipitada
  • Falar mal dos outros e lançar boatos
  • Sentir-se deprimido, desamparado ou sozinho
  • Evidenciar períodos longos de silêncio

Conversas corajosas fazem bem à saúde e ao negócio

  • Olhe para a pessoa e para o problema como temas separados
  • Identifique algo que respeita sobre a pessoa
  • Baixe a guarda
  • Fale, MAS….
    • Providencie um espaço seguro para a conversa do ponto de vista emocional, pois a inexistência de sensação de segurança faz com que as pessoas não consigam discutir nada que seja realmente significativo
    • Valorize e respeite de forma verbal e não verbal
    • Evite interesses e planos na conversa
    • Evite os medos das consequências negativas
    • Partilhe o que realmente pensa
    • Teste os pressupostos e convide a pessoa a fazer o mesmo
    • Dê nome ao tema
    • Selecione um exemplo (quando adequado)
    • Descreva o que sente ou o que tem sentido
    • Declare o que está em causa
    • Indique a sua intenção
    • Convide a pessoa a responder
    • Ouça de forma empática e reflita
    • Dê seguimento ao tema – valorize
    • Dê seguimento até o assunto ficar fechado

Todos temos conversas corajosas que vamos adiando ou procuramos ignorar. A maior parte das pessoas vive mais confortável com os problemas antigos do que ter de lidar com novas soluções! As equipas de gestão devem ser as primeiras a assumir a necessidade de realizar conversas corajosas com os seus pares, clarificando as suas expetativas e perceções.

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