Inteligência Emocional, fundamental para a liderança

Inteligência Emocional, fundamental para a liderança
20 Setembro 2016    2289

“A Inteligência Emocional é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.” Daniel Goleman

Experimente fazer uma lista de características que considera serem as mais críticas numa pessoa com funções de liderança.

Ao contrário do que muitas vezes se imagina, não são competências técnicas, nem o QI, nem a formação académica que surge em primeiro lugar. O que realmente consideramos importante são características relacionadas com o QE, ou seja, com a inteligência emocional.

A inteligência emocional pode ser categorizada em cinco habilidades:

  • Autoconhecimento Emocional – reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
  • Controlo Emocional – lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida;
  • Auto motivação – dirigir as emoções ao serviço de um objetivo ou realização pessoal;
  • Reconhecimento de emoções nas outras pessoas – reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos;
  • Habilidade em promover relacionamentos interpessoais – interação com outros indivíduos utilizando competências sociais.
  • No contexto de liderança, estas habilidades são fundamentais para aspetos como a organização de grupos, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo de pessoas, bem como a habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança e uma cooperação espontânea.

    Além da organização de grupos, também a negociação de soluções representa um driver de sucesso da liderança, já que é fundamental que assuma o papel de mediador, prevenindo e resolvendo conflitos.

    Depois, a empatia, identificando e compreendendo os desejos e sentimentos dos indivíduos, promovendo assim o seu bem-estar no contexto organizacional. Finalmente, a sensibilidade social que é a capacidade de detetar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.

    As pessoas não são apenas profissionais, têm outras motivações, desejos e paixões. Conhecer estas dimensões e decidir com base neste conhecimento permite à liderança obter um resultado muito maior das suas equipas.

    A grande questão que levou a que o interesse pelo estudo da Inteligência Emocional (IE) aumentasse, foi a de perceber porque é que há pessoas que, apesar de não terem uma competência técnica muito elevada, obtêm sucesso nas organizações para as quais trabalham, por vezes até mais do que outros que aparentemente apresentam competências mais desenvolvidas.

    Visto de um outro prisma, porque é que pessoas com grande competência técnica falham, por exemplo, ao mudar de função, em momentos cruciais de mudança ou mesmo quando passam a liderar uma equipa?

    Sendo a competência técnica necessária para desempenhar uma determinada função, algo que é cada vez mais visto como um dado adquirido, a IE surge como um FATOR DIFERENCIADOR quer ao nível individual quer ao nível organizacional.

    Neste sentido, tomar consciência do tipo de características individuais que estão subjacentes a pessoas emocionalmente inteligentes, pode funcionar como um fator crítico de sucesso na adaptação ao mundo que nos rodeia.

    Quer saber mais sobre IE – Inteligência Emocional? hed@jasonassociates.com

    Contacte-nos
    Preencha o formulário com os seus dados para obter mais informações sobre esta aplicação, e em breve entraremos em contacto.
    Vamos começar?
    *Campos obrigatórios

    Também poderá gostar de...

    Redefining the future of work
    16 Maio 2018    2474
    Santo Natal e um Feliz Ano Novo
    20 Dezembro 2017    2467


    Conteúdos Mais Visualizados

    Conheça os conteúdos mais visualizados

    Insight Sales – como desenvolver competências de vendas complexas
    Quantas vezes já se pe ...
    11 Outubro 2017    2619
    Employee Experience
    Event Information: Employee Experience ...
    18 Novembro 2019    2585
    25 Anos da Mercer Portugal
    A Mercer, consultora nas áreas de benefícios, pensões,  investi ...
    22 Outubro 2018    2564

    Conteúdos Sugeridos

    Conheça os conteúdos sugeridos

    Mercer Summer Trainees 2018
    Why? Propósito do programa Ao longo de muitos anos, a Merce ...
    10 Outubro 2018    2390
    Santo Natal e um Feliz Ano Novo
    ...
    20 Dezembro 2017    2467
    Compensação e benefícios competitivos
    A compensação e os benefícios são normalmente as rúbricas de despesa mais escrutinadas nas organizaç ...
    24 Outubro 2018    2455