Evento HED - Os melhores momentos

Evento HED - Os melhores momentos
27 Outubro 2017    2703

A Mercer | Jason Associates organizou na passada segunda-feira o Human Evolution Design Event, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova, em Lisboa. O destaque foi para o conceito de Human Evolution Design (HED), que, defenderam, marca o início de uma nova era na Gestão de Pessoas.

Pedro Cobra foi o storyteller do evento, que começou por salientar que foi a pensar nesta alteração de paradigma, de crescimento sustentável para harmonia sustentável, que a Mercer e a Jason Associates se apresentam no mercado de uma forma totalmente inovadora e, de certa forma, disruptiva propondo um conceito totalmente novo de abordar a gestão das pessoas nas organizações.

E foi de forma inovadora que, sob o mote “Super Heroes Joining Forces for the Future”, cara orador – Diogo Alarcão, CEO da Mercer Portugal, Sónia Nunes, People & Culture Manager da Mercer | Jason Associates, Pedro Brito, fundador da Jason Associates, partner da Mercer e responsável pela área de Career em Portugal, e Christopher Johnson, senior partner e líder regional da área de Career da Mercer – deu a conhecer a uma plateia de quase 300 pessoas, o super heroi que personifica: super homem, khaleesi, Jedi e 007, respectivamente.

 

 

Diogo Alarcão falou sobre a proposta de valor e as principais alterações estratégicas decorrentes da recente aquisição da Jason Associates pela Mercer, reforçando o pilar “Make Tomorrow, Today”. «É crucial pensar no futuro, agindo hoje. Esta união começou a fazer todo o sentido há dois anos atrás e depois seguimos um processo muito natural de conhecimento e descoberta mútua. Estamos num momento de grande entusiasmo e vamos aproveitá-lo para desenvolver novas forças e novas soluções e fazer a diferença no nosso mercado”, salientou o responsável.
A este pilar junta-se o da Jason Associates: “Pessoas felizes, fazem mais e melhor, por mais tempo”, resultando no “super-poder” de transformar os sonhos e ambições dos clientes em realidade, ajudando-os a superar os obstáculos.
O CEO da Mercer destacou ainda que a força desta união entre uma empresa americana e uma empresa portuguesa está nas suas diferenças – inovação e espírito disruptivo por um lado, e estrutura e reputação por outro – mas também no que têm em comum – o objectivo de fazer as pessoas felizes. Mantendo o modelo de governance da Jason, às suas sete equipas juntou-se uma oitava, da Mercer, com a garantia de serem, não só consultores competentes mas advisers corajosos, focados no desenho de uma estratégia com impacto no negócio, através de frameworks robustos mas flexíveis.

Num evento onde o conceito de VUCA (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity) foi muito comentado como sendo definidor do momento que vivemos actualmente, Sónia Nunes apresentou momentos de uma entrevista a Pedro Ferreira, PhD em Neurociências na Fundação Champalimaud para dar deixar algumas pistas sobre o que este mundo VUCA está a fazer ao nosso cérebro, e sobre as consequências do stress. E partilhou com a audiência algumas crenças, baseadas na sua experiência, em relação ao papel da liderança:
– Que final feliz querem para a vossa história? É preciso construir e partilhar a sua visão ara o futuro:
– Quer ser herói ou vilão? Crie uma “zona segura” para a sua equipa. Um líder vilão pode fazer mal à saúde dos colaboradores;
– O que espera de cada actor? Clarifique o papel e a importância de cada personagem do enredo e dê feedback para reduzir os níveis de incerteza dos colaboradores:
– Quem vai ser a estrela da história? Deixe que todos brilhem;
– Como vai ser a vida das suas pessoas na sua história? Não as asfixie, crie condições para que as pessoas possam usufruir das suas vidas ou simplesmente tempo para contemplar:
– Como vai chegar ao coração do seu público? Com autenticidade, tocando todas as gerações, que são diferentes e com exigências diferentes, mas o verdadeiro desafio é não só chegar a cada geração mas a cada pessoa.
A responsável concluir afirmando que «as pessoas valem por aquilo nos fazem sentir». , comentou a responsável, avançando com exemplos pessoais e profissionais que ilustraram na perfeição estas suas crenças em relação ao papel da liderança.

Pedro Brito, por seu lado, avançou o conceito de “Geração Exponencial”, uma vez que actualmente todos temos acesso a informação, tecnologia de uma forma cada vez mais rápida. Os tempos mudaram. Hoje, a Inteligência emocional encontra-se nos top skills mais procurados num colaborador. «Nunca foi tão importante estar fisicamente presente num mundo cada vez mais digital. O futuro passa pela implementação de modelos holocráticos. Cada vez mais assistimos à coragem das empresas em pensar como se podem reinventar, alterar e acompanhar a mudança. É necessário aprender a lidar com as novas realidades», fez notar.

O responsável fez ainda a apresentação oficial da 4.ª edição do livro “HED – The Way Forward”, pensada para todos os que, de forma directa ou indirecta, tencionam promover a mudança nas suas organizações, construindo e mantendo ambientes saudáveis, para que os talentos escolham ficar, porque acreditam, porque vale a pena.
Todos os presentes receberam um exemplar do livro que conta com testemunhos de de 27 de especialistas na área de Recursos Humanos, sobre tendências, práticas e visões do futuro. Nesta 4.ª edição o conceito foi mudado de Human Experience Design para Human Evolution Design.
A complementar, apresentou-se o novo portal recheado de conteúdos para todos os profissionais estarem preparados para um mundo VUCA. Este website está disponível em www.humanevolutiondesign.com.

O último “super-herói” a entrar em palco foi Christopher Johnson, senior partner e líder regional da área de Career da Mercer, que encerrou o evento respondendo a três perguntas: Por quê a Mercer e a Jason Associates? Por que agora? E por quê investir em Portugal? Porque as pessoas são centrais tanto na Mercer como na Jason e, juntas, complementaram-se, aumentaram a oferta de serviços para os clientes. Agora porque na Mercer se aperceberam da escala das mudanças que se avizinham e as pessoas estão na agenda das organizações. E em Portugal pela sua «história incrível», que o torna um país global; porque conseguiu responder ao desafio da crise económica e está a crescer; e porque os portugueses são pessoas vibrantes.
Christopher Johnson terminou a sua intervenção anunciando que Portugal vai ser o país anfitrião da EMEA Compensation and Benefits Conference 2018, nos dias 4 e 5 de Outubro, aproveitando-se a ocosião para comemorar um ano da união da Jason Associates com a Mercer.

Caso tenha alguma questão, envie-nos um email.


Conteúdos Mais Visualizados

Conheça os conteúdos mais visualizados

O novo papel do HR Business Partner
A minha equipa de RH é percecionada pelas áreas de ...
11 Outubro 2017    4532
HED: Inspire Every Day
Neste novo ano queremos partilhar com a comunidade de talento mensagens inspiradoras durante o mês d ...
28 Dezembro 2017    3954
The Ultimate Experience - Talent Escape Room
Se nunca participou em nenhuma Escape Room está no sitio certo para este desafio, o Talent E ...
14 Novembro 2017    3725

Conteúdos Sugeridos

Conheça os conteúdos sugeridos

7 Actions to Help Drive Progress for Women at Work
Mercer convened global leaders attending the 48th annual World Economic Forum to discuss women and w ...
29 Janeiro 2018    1969
Celebração do Futuro, no Porto!
No oitavo aniversário da Jason Associates no Porto celebrámos o futuro. A nossa união à Merce ...
26 Outubro 2017    2515
Mudança no mundo organizacional
No mundo organizacional há cada vez mais pressão para fazer mais com menos recursos. As mudan ...
02 Fevereiro 2018    2054