Avaliação de Competências vs Objetivos: Separe as águas!

Avaliação de Competências vs Objetivos: Separe as águas!
11 Outubro 2017    1615
Sente que a forma como os colaboradores estão a ser avaliados não é imparcial?
 
Este problema está muitas vezes associado a uma decisão que é altamente questionável: ligar a avaliação a consequências financeiras. Saiba porquê e como pode evitá-lo!
 
As empresas que fazem ligação direta entre a avaliação de competências e a atribuição de prémios, revisão salarial e outro tipo de consequências financeiras fazem com que muitos gestores pensem duas vezes antes de avaliar. Não querem penalizar as suas pessoas e, por vezes, inflacionam a sua avaliação para que não percam benefícios.

Esta informação passa a ser pouco fidedigna, quem tem de tomar decisões deixa de confiar nos dados e todo o processo onde se investe tanto tempo e energia perde credibilidade.
 
O que pode fazer para evitar esta situação?
SEPARE AS ÁGUAS!
 
A avaliação de competências avalia a evolução do colaborador, o valor das suas aprendizagens e o impacto na organização, bem como o seu potencial e aspirações para novos desafios. Esta avaliação é baseada em comportamentos, logo mais subjetiva. E está mais orientada para o futuro.

Qual o output imediato? Um plano de desenvolvimento que acelere o crescimento das pessoas e ajude a orientar o caminho que vai fazer dentro da organização.
 
A avaliação de objetivos avalia contributos tangíveis (Ex.: vendas; angariação de Clientes; implementação de novos processos; desenvolvimento de novos produtos, etc.). Esta avaliação é baseada em aspetos concretos que a pessoa entrega à organização, logo mais objetiva. E está mais orientada para reconhecer o passado.
Qual o output? A partir do cumprimento destes objetivos podem ser atribuídos prémios e outro tipo de benefícios financeiros.
 
Há cada vez mais empresas a separar estes momentos no próprio calendário para clarificar que são aspetos diferentes do desempenho. Na Jason Associates temos apoiado várias empresas nesta reflexão e na melhor forma de operacionalizar estes modelos. Estamos disponíveis para conversar consigo!
 
hed@jasonassociates.com

Caso tenha alguma questão, envie-nos um email.


Conteúdos Mais Visualizados

Conheça os conteúdos mais visualizados

O novo papel do HR Business Partner
A minha equipa de RH é percecionada pelas áreas de ...
11 Outubro 2017    5125
HED: Inspire Every Day
Neste novo ano queremos partilhar com a comunidade de talento mensagens inspiradoras durante o mês d ...
28 Dezembro 2017    4351
The Ultimate Experience - Talent Escape Room
Se nunca participou em nenhuma Escape Room está no sitio certo para este desafio, o Talent E ...
14 Novembro 2017    4116

Conteúdos Sugeridos

Conheça os conteúdos sugeridos

Employee Benefits
6 Tendências de Employee Benefits para 2018 Os Employee ...
12 Março 2018    3340
Como assegurar um feedback eficaz?
...
02 Março 2018    2753
ESTUDO GLOBAL CUSTO DE VIDA 2018
ESTUDO GLOBAL MERCER SOBRE CUSTO DE VIDA 2018 – RANKING DE CIDADES   ...
26 Junho 2018    3859